PT/EN
Sobre mim

Eu tinha 18 anos quando comecei a fotografar. A máquina era muito limitada, pelo que rapidamente foi substituída por uma Yashica FX-3 Super 2000, com uma óptima objectiva de 50mm f:1.9.

Foi com esta máquina que verdadeiramente descobri o gosto pela fotografia; ela acompanhava-me para todo o lado. Conheci grande parte da cidade de Lisboa a pé, apenas para fotografar.

Eu cresci em Sintra, mas nasci em Moçambique, em 1969.

Foi enquanto auxiliar técnico numa empresa de consultoria de engenharia, onde trabalhei durante cerca de nove anos, que comecei a fotografar de forma mais profissional, com objectivos perfeitamente definidos, e vi pela primeira vez as minhas fotografias publicadas numa revista - «Lisbon in the 90’s».

Senti a necessidade de aprofundar a minha técnica e conhecimentos fotográficos e inscrevi-me no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual. Aí frequentei o curso de Iniciação à Fotografia e no final era bem claro para mim que gostaria de passar os meus dias a fotografar.

Por isso, em finais de 1998, demiti-me da empresa onde trabalhava e iniciei a minha aventura no mundo da fotografia - sobretudo fotografia de imprensa.

Em Janeiro de 1999, comecei um estágio de três meses na editoria fotográfica do jornal «Diário de Notícias».
Findo o estágio, comecei a trabalhar como free-lancer. Durante o Verão desse ano, colaborei com o DN.
Em Outubro de 1999 comecei a fazer trabalhos de fotografia para a revista «Focus», da qual me fizeram colaborador permanente em Abril do ano 2000, tendo aí sido coordenador de fotografia entre Julho de 2004 e Janeiro de 2012.

Desde então procuro manter o prazer de fotografar e de levar o resultado dessa paixão aos que têm a gentileza de apreciar o meu trabalho.
©  nelson vilar 2000-2012
NELSON VILAR
FOTOGRAFIA


EDITORIAL

VIAGEM / TRAVEL
Bélgica
Portugal
Moçambique

PROJECTOS PESSOAIS / PERSONAL
365
À Solta

BIO
CONTACTOS
LINKS
FACEBOOK
BLOG